Cannabis como recurso
natural renovável

Uso nutricional
A semente de cannabis é uma fonte completa de proteínas e tem uma proporção ideal de ácidos graxos essenciais ômega 3 e ômega 6. Ela pode ser consumida por crianças e adultos sem nenhum efeito psicoativo. É uma das sementes mais saudáveis que os seres humanos podem ingerir.


Uso medicinal
Está documentado que na China, na Índia e no Egito, durante milhares de anos, diferentes doenças foram tratadas com a cannabis. Atualmente, a ciência explica seu mecanismo de ação por meio do sistema endocanabinoide, que é um sistema biológico complexo presente nos seres humanos e em todos os mamíferos, responsável pela regulação de diferentes funções fisiológicas, como apetite, sono, memória, inflamação e dor, entre outras.


Uso adulto (recreativo/criativo)
Esse é o uso mais popular e, nesse caso, busca-se um estado de bem-estar, relaxamento, estímulo da criatividade ou exploração mental. A lista de artistas que usaram a cannabis para esse fim é bastante longa. Há também cientistas que experimentaram e defenderam seu uso, como Carl Sagan, que em um texto descreveu a proibição como escandalosa e descreveu a planta como uma droga que ajuda a produzir serenidade, introspecção e sensibilidade. É importante observar que a idade mínima recomendada para esse uso é 21 anos, pois se considera que nessa idade o sistema nervoso já atingiu um nível avançado de desenvolvimento.


Uso industrial e/ou artesanal
Muitas culturas fabricaram cordas, roupas, papel, etc. a partir da fibra de cânhamo. Até mesmo Colombo chegou à América navegando com velas e cordas de cânhamo. Além desses usos antigos, atualmente são produzidos materiais de construção, biocombustíveis, bioplásticos, cosméticos, entre outros produtos biodegradáveis, que são uma excelente alternativa aos produtos poluentes derivados do petróleo.


Uso espiritual e/ou ritual
A cannabis tem uma longa história de uso cerimonial e ritual. Sua presença em túmulos, textos e templos antigos confirma o caráter sagrado que ela teve e ainda tem para diferentes culturas do mundo.

